Uma proposta para tentar minimizar os congestionamentos pelos quais os motoristas são obrigados a passar todos os dias em Porto Alegre será protocolada hoje na Câmara de Vereadores. O projeto, de autoria do vereador André Carús (PMDB), limita o trânsito de caminhões em Porto Alegre a vias que tenham mais de três faixas de circulação durante determinados horários.
De acordo com o texto, os veículos não poderiam circular nessas vias entre as 8h e as 9h30min e das 17h30min às 19h. A intenção é melhorar o tráfego na cidade nos horários de pico.
– Provavelmente o projeto vai suscitar um debate maior, talvez haja consulta pública – disse Carús.
Autor da ideia, o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Lindoia (Amal), Daniel Kieling, diz que a percepção de que as principais avenidas da Zona Norte – a Sertório e a Assis Brasil – estão no limite motivou a iniciativa. Caso a proposta seja aprovada, os caminhões teriam poucas vias para circular na Capital nos horários definidos pelo texto. Ipiranga e alguns trechos da Terceira Perimetral, Loureiro da Silva e Sertório poderiam ser utilizados.
O projeto foi criticado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs). Para o presidente da entidade, José Carlos Silvano, caso aprovado, o projeto causará mais problemas:
– Essa iniciativa já foi praticada em outras capitais e não deu certo. Porque, se nós restringirmos o horário, obviamente precisaremos de mais caminhões e mais pessoal para fazer a mesma coisa.
Silvano salientou que a medida é paliativa e não resolve o problema de trânsito. A solução seria, para ele, que a prefeitura fizesse investimentos em infraestrutura. O sindicato planeja contatar os vereadores para dar a sua visão sobre o assunto, disse o dirigente.
O secretário de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Romano Botin, confirmou haver a necessidade de se constituir um plano de mobilidade urbana que reúna o transporte de carga. Ele apontou que muitos detalhes do projeto do vereador do PMDB precisam ser avaliados, como o tamanho e o tipo dos caminhões, por exemplo.
Em São Paulo
- A capital paulista em áreas e vias definidas por legislação específica onde o trânsito de caminhões é proibido. Essas regiões são divididas em grupos. Alguns veículos podem obter licença para entrar nessas áreas nos horários específicos em que existe a proibição.
Um comentário:
No centrão mesmo tinham que ser permitidos somente os caminhões que atendam às especificações da categoria dos VUCs, das 6:00hrs até as 22:00hrs.
Postar um comentário