01/07/2010 | Diário Gaúcho |
Carroceiros da Ilha da Pintada
Representantes da prefeitura da Capital e do governo do Estado visitam hoje a Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada, para dar início ao processo de cadastramento dos carroceiros e carrinheiros da região Arquipélago. A prefeitura quer retirar os carroceiros das ruas antes da Copa de 2014.
01/07/2010 | O Sul | Geral | p. 14 |
Começa estudo para capacitação de recicladores da Capital
A Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, recebe hoje representantes da prefeitura, Estado e sociedade civil para o início do estudo das ações de geração de renda na construção civil, turismo, piscicultura, viveiros e artesanato para recicladores. O objetivo é reduzir as carroças no trânsito.
Um comentário:
Seria realmente bom aproveitar para fazer piscicultura no Arquipélago. Eu sempre pensei que essa fosse a solução mais viável para empregar ex-carroceiros que moram naquela região. Acabaria reduzindo a dificuldade de se encontrar peixe em PoA, e se sair mesmo algum projeto bom para qualificar a orla do Guaíba, o que obviamente incluiria alguns bares e restaurantes que servissem pratos à base de peixe (igualmente geradores de empregos), teria pelo menos um canal a mais para escoar a produção. Outra coisa que eu sou extremamente favorável é a inclusão do peixe na merenda escolar.
Deveria ser adotado o sistema de tanques-rede ou tanques-gaiola como se usa nas "haciendas marinas" do Chile ou em alguns criadouros de peixes exóticos na Amazônia, com uma manutenção extremamente simples.
A propósito: uma usina de beneficiamento de pescados para agregar valor ao produto e gerar mais empregos para ex-carroceiros, e poderia produzir desde o filé de peixe in natura sem pele nem espinha até eventualmente algumas conservas.
Postar um comentário