terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Mobilização de moradores cria Comitê Cidadão Pró-Linha02



Às 19h30min da noite de terça-feira, 17, um grupo de líderes das mais diversas regiões da Capital reuniu-se na sala Maurício Cardoso da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para tratar dos distintos projetos referentes a implantação da linha 2 do Trensurb em Porto Alegre.

O Presidente da Associação de Moradores e Amigos do Lindóia (AMAL), Daniel Kieling, expôs para os presentes uma pesquisa interativa realizada pela Rádio Bandeirantes (foto acima). Segundo dados de Kieling, a maioria da população rejeita a modificação do projeto original.
Para o Coordenador do Núcleo de Ação e Inclusão Social da Zona Sul (Naisul), André Carús, o importante é que ambas as regiões estejam unidas na luta pela linha 2, independente de onde seja implantada. "Os projetos não são antagônicos, afinal o atendimento da zona sul se dará pelos terminais Marcílio Dias e Azenha, previstas no projeto origina de 1998, que é o que defendemos".

Na opinião do Cientista Político e Presidente da Associação de Moradores do bairro São João, Antônio Vigne, a briga não deve ser pela linha 2: "Quem mora em Porto Alegre parece que foi condenado a andar de ônibus. Nós não devemos brigar pela linha 2 do Trensurb. Devemos, sim, é pressionar os políticos na busca da linha 3, da linha 4, enfim, de quantas se fizerem necessárias para o transporte digno e qualificado da nossa gente".
Nenhum dos presentes se posicionou de maneira contrária a manifestação de Vigne, o que acabou incidindo na criação de uma comissão, mais tarde denominada como Comitê Cidadão Pró Linha 2.

Além de Kieling, Carús e Vigne, também compõem o comitê o Presidente da Cooperativa Habitacional Mãos Dadas (COOPERHMD), Zulmiro de Lima; o Coordenador da Câmara Técnica do Hospital Parque Belém, Ivo Fortes; o Diretor de Transportes da Uampa, Assis Aymone; o líder comunitário do bairro Santo Antônio, Nelson Beron, bem como representantes do PMDB (Pablo Melo), do PT(Anderson Nunes) e do Democratas (Sandro Nunes).

Nenhum comentário: