quinta-feira, 20 de março de 2008

Jovens Discutem Políticas para a Juventude na Capital

A JPMDB/POA demonstrou-se preparada no debate para a construção de políticas públicas, durante a I Conferência Municipal de Juventude, que ocorreu no último sábado, 15.Cerca de 500 jovens da capital gaúcha participaram da abertura do evento, no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. O prefeito José Fogaça abriu os trabalhos destacando o protagonismo do jovem porto-alegrense e sua contribuição para a consolidação das políticas públicas da cidade. “Esse é um encontro que vai discutir não somente o papel que os jovens podem desempenhar diante de suas necessidades, mas também em relação às necessidades de toda a população”, completou.
Na parte da tarde, os participantes se dividiram nas discussões de 12 grupos temáticos.

O presidente da JPMDB da capital, Pablo Melo, coordenou o grupo "Participação Política e Liberdades Democráticas", o vice, Daniel Kieling, esteve a frente das discussões sobre “Cidades e Territórios” e o secretário-geral, Nelson Beron, foi relator na temática “Família”. Os jovens peemedebistas foram preparados para o encontro, levando 15 bandeiras a ser defendidas (veja abaixo). O núcleo ainda obteve a indicação do prefeito Fogaça para ocupar a vaga de delegado representante do Governo Municipal na Conferência Nacional da Juventude; a indicada foi a secretária de planejamento estratégico da JPMDB/POA, Thaís Malmann.

O evento contou com a presença do presidente estadual da JPMDB, Gabriel Souza, representando o Conselho Nacional de Juventude – Conjuve. Ainda participaram representantes da União Nacional dos Estudantes, União Municipal dos Estudantes de Porto Alegre, câmaras Federal e Municipal e Prefeitura de Porto Alegre.Bandeiras defendidas pela JPMDB/POA:

Educação
*Escolas municipais com ensino técnico profissionalizante;
*Criação de centro de estágio voluntário na prefeitura;
*Investimentos no combate a evasão escolar (qualificação e remuneração dos professores, dentre outros);
Família*
Fortalecimento da estrutura familiar através de programas sociais que aproximem a família e as escolas;
Trabalho
*Centros regionais de qualificação profissional;
Cultura
*Projeto de aproximação do jovem a cultura aproveitando a sua própria unidade de ensino;
*Ampliação da lei da meia entrada;
Drogadição
*Criação de programas sociais para recuperação dos jovens viciados;
Meio Ambiente
*Incentivo de educação ambiental nas escolas municipais;
Sexualidade
*Fortalecimento dos programas de prevenção às DSTs entre os jovens;
Participação Política e Liberdade Democrática
*Incentivo ao protagonismo juvenil através da implementação de disciplinas curriculares que despertem nos jovens a consciência de cidadania e política;
Esporte e Lazer
*Projeto de inclusão social do jovem através do esporte, provendo a integração da comunidade escolar com as praças da cidade;
Diversidades*
Valorização de núcleos que representem a diversidade do município;
Mídia
*Incentivo à mídia responsável e alternativa, qualificação dos conteúdos divulgados;
Cidades e Territórios
*Implementação de parceria pública e privada para ampliação das áreas de uso cultural da cidade.

****O que é conferência de Juventude?A I Conferência de Juventude foi criada com o objetivo de mobilizar a juventude brasileira a levantar suas bandeiras, promover e ampliar a participação em torno das políticas públicas para o setor e definir as principais ações e programas que os governos devem realizar para promover os direitos do segmento jovem. Sob o lema "Levante sua Bandeira", três subtemas são debatidos durante os eventos: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional, Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude e Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude. Ocorrem etapas preparatórias municipais, regionais e estaduais, culminando na I Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá de 27 a 30 de abril, em Brasília. A etapa estadual, do Rio Grande do Sul, se realiza em 28 e 29 de março, em Porto Alegre.

Nenhum comentário: