terça-feira, 6 de maio de 2008

Uma diferente visão do Brasil - Olhares e Perspectivas da 1ª Conferência Nacional de Juventude

Em final de abril deste ano, estivemos participando de um grande encontro de troca de experiências entre jovens de todo país, a 1ª Conferência Nacional de Juventude.

A partir de Brasília, tem-se uma perspectiva de país muito diferente daquela que temos aqui no nosso provinciano Rio Grande do Sul, estado rico, desenvolvido aonde as mazelas sociais não chegam com a força e a voracidade que atentam sobre outras regiões do Território Nacional.

Nota-se o momento onde a convergência é o mais importante na política, parece que pelo menos por parte dos jovens há uma percepção de que a política não é feita para beneficiar, pessoas ou partidos políticos e sim o povo, sem enxergar as diferenças e as matizes partidários de cada um.

O que importa é beneficiar os brasileiros e brasileiras, excluídos da sociedade formal há tanto tempo, sem prejudicar aqueles que geram empregos e desenvolvimento no nosso país sejam estrangeiros ou brasileiros. O sentimento de amor ao Brasil, e a vontade de avançar nota-se nas resoluções e prioridades, da Conferência.
A visão ímpar de país nos permitiu apresentar ao Grupo Temático de discussões sobre cidades, três resoluções que foram aprovadas, a primeira consiste em destinar verbas do Fundo Nacional de Juventude (que deve ser criado pelo Governo Federal) para os municípios que tem organismo executivo jovem e conselhos de juventude para que as passagens estudantis tenham subsídio federal, o que levará ao barateamento da tarifa para o trabalhador e para o desempregado.

Também aprovamos uma resolução que mostra que a Regularização Fundiária é urgente nos grandes centros e tem que ser desburocratizada, e que as terras públicas tem que ser exemplo para regularização. E ainda outra mostrando a importância das Escolas Técnicas Federais no contexto da regionalização de Políticas que possam garantir através de Ensino e Oportunidades a permanência do Jovem no Interior do Brasil.
O debate foi excelente, agora temos que esperar para ver quais as medidas prioritárias e resolutórias o Governo Federal vai conseguir levar adiante, mas tenho certeza de que todos os que participaram foram de seus Estados com uma visão isolada e provinciana sobre o momento político que vive o país e com certeza voltaram com uma visão bem mais ampla do país e do momento histórico que o país atravessa.

*Daniel Kieling - vice-presidente da Juventude do PMDB de Porto Alegre, Convidado Oficial da 1ª Conferência Nacional de Juventude.

Nenhum comentário: