segunda-feira, 16 de junho de 2008

Sociedade Convergente apresenta proposta de Kieling em documento sobre Logística e Infra-Estrutura

PROPOSTA DE TEMA:
PLANO DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS E DE INFRA-ESTRUTURA - PSLI

Definição:
O Plano de Soluções Logísticas e de Infra-estrutura é um trabalho destinado ao planejamento das ações públicas e privadas para orientar, com metas e indicadores, as intervenções necessárias ao desenvolvimento e melhoria da infra-estrutura e da competitividade logística do Estado do Rio Grande do Sul.

Características
O plano deverá ser:

- de caráter orientador de longo prazo.

- universalizar e alinhar as informações.

- estruturar num horizonte de tempo as propostas.

- apresentar o processo para a realização das soluções.

- permitir a atualização e divulgação periódica.

- integrador e expressar a visão de futuro.

- uma política de Estado, através da criação da Lei de Responsabilidade Pública para Infra-estrutura e Logística.

Objetivos
O plano deverá indicar soluções para:

- melhorar o equilíbrio da matriz de transportes, viabilizando o crescimento relativo das participações das ferrovias e hidrovias de forma a ampliar a competitividade logística do Estado.

- sustentar o crescimento econômico a taxas anuais superiores a 5% ao ano, em média, garantindo o atendimento das demandas atuais e futuras de infra-estrutura de transporte, energia e telecomunicações.

- aumentar a segurança nos transportes, reduzindo os acidentes fatais que hoje são 30 vezes mais numerosos do que nos Estados Unidos.

- aumentar a competitividade logística do RS em nível mundial, com a redução dos custos da logística do RS dos atuais 16% estimados para 6% do PIB.

Proponente:
Secretaria de Estado da Infra-Estrutura e Logística


Propostas relacionadas:

Projeto de Desenvolvimento RS – Logística, as PPP`S como alternativas para o desenvolvimento
(Bancada do Partido Popular Socialista – PPS)


● Priorização de recursos da CIDE para construção de rodovias estaduais que desafoguem gargalos de fluxo
● Implantação de plano estadual de manutenção, duplicação e construção de novas rodovias
● Revisão do Programa de pedagiamento priorizando o atual modelo federal associado ao PAC e os pedágios comunitários
● Priorização de implantação do modelo intermodal de transportes
(Bancada do Partido dos Trabalhadores – PT)

“Gostaríamos de deixar como sugestão a priorização do término das ligações asfálticas dos mais de 100 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, que não conseguem se desenvolver nem manter seus jovens no campo – e não é uma geração, são três gerações –, impedindo a instalação de agroindústrias e escolas técnicas”.
(Daniel Kieling – Diretor do Instituto da Juventude, Seminário 7/8 março)

Prioridade para o debate sobre a necessidade de ligação asfáltica a todos os municípios e possibilidade de financiamento externo para tal
(Deputado Gilmar Sossela, PDT, of. 084 de 27/2/2008).

O mesmo tema “ligação asfáltica para todos os municípios” consta de documento da OCERGS, Sindicato e Organização das Cooperativas do Rs que também propõe mais um assunto:
Revisão do monopólio de empresas nas linhas intermunicipais de transporte coletivo de passageiros.

Nenhum comentário: