terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Moradores reclamam sobre transportes de carga na Zona Norte


Atendendo solicitação da Associação dos Moradores do Jardim Lindóia, a Comissão de Urbanização, Transportes e habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre debateu na tarde desta terça-feira (2/12) a circulação de transportes de carga pesada na Zona Norte da Cidade. Segundo o presidente da Associação, Daniel Kieling, os moradores daquela região estão preocupados com o alto número de caminhões que circulam no bairro.“Nossas ruas e avenidas não suportam mais o trânsito e estão sendo destruídas”, afirmou Kielling. Disse também que alguns ônibus circulam nos corredores, mas outros nas vias destinadas para carros: “Isso agrava ainda mais a situação”. Ele sugeriu um escalonamento de horários para a circulação de caminhões. “Seria das 7h30min às 9 horas e das 18 horas às 19h30min.


O presidente do Porto Seco Logística, que também representou o Sindicato das Empresas de transportes de Cargas e Logística no Estado do RS, Afrânio Kielling, considera o problema muito maior. “Todas as empresas instaladas no Complexo do Porto Seco precisam ser abastecidas”, disse informando que anualmente circulam 400 mil caminhões no local. Segundo Afrânio não se trata simplesmente de tirar os caminhões. “Precisamos fazer uma discussão mais ampla”.Afrânio informou que esteve na Holanda buscando solução para a situação de logística no Estado. “Lá foram criados vários armazéns nas proximidades dos complexos industriais, onde os caminhões são descarregados e as mercadorias levadas em carros menores até as empresas”. Ele discordou da proposta de escalonamento: “Quando a prefeitura libera um alvará para um negócio, já deveria prever essa situação e, no entanto, não estipula horário para tráfego de caminhões”. Disse que o problema envolve toda a cidade. “No centro os hotéis recebem ônibus imensos e ninguém reclama”.


Daniel Kieling sugeriu que, no próximo ano, seja feita audiência pública com os moradores do bairro Lindóia e órgãos afins, para debater o assunto. “Sabemos que é uma questão complexa”, enfatizou, sugerindo ainda a discussão do projeto que trata do Acesso Norte. Segundo disse, essa proposta trata da construção de uma estrada, com 1.200 metros, que ligaria o Complexo do Porto Seco até a Free Way. “Porto Alegre precisa se projetar para o futuro”. Afrânio comunicou que o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, já colocou a verba à disposição para construção do Acesso Norte. “O projeto já tramita na Prefeitura”.


O presidente da Cuthab, vereador Elói Guimarães (PTB), apoiou a proposta da audiência pública e sugeriu ainda a elaboração de simpósios na Casa envolvendo vários modais. “Criar esses ambientes é função da comissão e vamos tratar desses assuntos sim”, prometeu. Os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Maristela Maffei (PT) e Ervino Besson (PDT) apoiaram a idéia.

Assessoria de Imprensa da CMPA

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Nenhum comentário: