quinta-feira, 21 de maio de 2009

ZH Lindóia de hoje: Zona Norte terá nova rede

Ciente da falta de uma rede que separe os esgotos cloacal e pluvial no bairro Jardim Lindoia, o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Lindoia (Amal), Daniel Kieling, encaminhou um ofício ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), em 2 de abril, solicitando a realização da obra. Segundo a assessoria de comunicação do órgão municipal, a nova rede deve ficar pronta em 13 anos.

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Sarandi, que incluem o Jardim Lindoia, já se iniciaram. A conclusão está prevista para 2022. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A primeira etapa compreende as redes coletoras do tipo separador absoluto – com tubulação separada para esgoto cloacal e pluvial – em parte dos bairros Sarandi e Rubem Berta.

A segunda etapa deverá contemplar todo o Jardim Lindoia. A revisão do Plano Diretor de Esgotos de Porto Alegre prevê, a partir de 2012, a execução do coletor-tronco, denominado Passo da Mangueira, e, até 2015, a implantação de redes coletoras do tipo separador absoluto no bairro.

Nenhum comentário: