quinta-feira, 16 de julho de 2009

ZH Lindóia de hoje: Perspectiva para a Panamericana

PELO FIM DOS ALAGAMENTOS
Perspectiva para a Panamericana


- Texto enviado por Daniel Kieling, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Lindoia (Amal)“Nosso bairro vem sofrendo, ao longo dos anos, com alguns pontos críticos de alagamentos nos dias de chuva mais intensa, ou nas semanas mais chuvosas do inverno. Este assunto veio à pauta das reuniões da Associação dos Moradores e Amigos do Lindoia (Amal) no ano passado, quando houve um alagamento junto à Praça Ponaim e fomos alertados que isto poderia, inclusive, trazer sérios riscos à saúde das crianças das inúmeras escolas de Educação Infantil ali existentes.

Também é ponto crítico a Praça Libanesa, no encontro da Avenida Panamericana com a Rua Montreal, onde quase se interrompe a passagem até de automóveis, dependendo do alagamento. Mas, graças ao empenho da nossa associação e da sensibilidade da direção do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), levando em conta as reuniões e considerações feitas com a Amal, o diretor daquele órgão, Ernesto Teixeira, determinou que, durante a elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana, que vai ser executado como obra do PAC, com verbas da prefeitura e do governo federal, fosse incluída uma obra para sanar, de uma vez por todas, estes problemas no Jardim Lindoia.

A obra de macro-drenagem da Avenida Panamericana deve ser obra semelhante ao Conduto Álvaro Chaves-Goethe, na região do Floresta e do Moinhos de Vento, criando galerias subterrâneas para o escoamento das águas da chuva de todo o Jardim Lindoia. Uma obra que vai mudar o ritmo e o trânsito da Panamericana por alguns meses, mas que vai mudar a cara do bairro para melhor.”


Saiba mais


> A obra: substituição da tubulação da Avenida Panamericana para acabar com os alagamentos na região
> O que será feito: serão colocadas galerias de concreto retangular, com dois metros de largura por 1,5 metro de altura
> Quando: as obras estão previstas para começar no início de agosto e devem terminar dentro de seis meses
> Trânsito: o trabalho será feito em duas frentes, uma começando na Avenida Sertório e outra na Avenida Assis Brasil. O trânsito será interrompido quadra por quadra da Panamericana, dependendo do trecho onde os operários estiverem trabalhando. As escavações serão feitas exclusivamente na rua, não atingindo as calçadas
> Valor: R$ 6,8 milhões

Nenhum comentário: