quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quem foi o segundo? - Por Ricardo Orlandini

Você se lembra quem foi o vice-campeão da Copa do Mundo de futebol de 1998?E o vice-campeão da Temporada de Fórmula 1 de 1989?É difícil lembrar, não é mesmo???
A Copa do Mundo de 1998 foi, pela segunda vez na história do torneio, realizada na França e teve como campeão, a anfitriã. A final causa polêmica até hoje. A Seleção Brasileira entrou em campo apática após a convulsão de Ronaldo (o fenômeno), que mesmo assim foi escalado por Zagallo.
A França bateu o Brasil por 3 a 0, com uma grande atuação de Zidane, que marcou dois gols na decisão. Os franceses garantiram, então, seu primeiro título mundial, após tentativas frustradas das gerações de Fontaine, Kopa e Platini.O Brasil ficou em segundo lugar na competição, da mesma forma que em 1950 quando perdemos um jogo “ganho” para os uruguaios em pleno Maracanã.
No caso da Temporada de Fórmula 1 de 1989, a 40ª realizada pela FIA, o campeão foi o francês Alain Prost, da McLaren, e o vice-campeão foi o brasileiro Ayrton Senna, também da McLaren.Das 16 provas daquele ano, Senna fez a Pole Position em treze provas, Prost só em duas. Senna venceu seis provas, Prost venceu quatro.Mas o piloto francês fez mais pontos que Senna, totalizando 81 pontos, sendo considerados 76 (os 11 melhores resultados). Já Senna obteve 60 pontos, portanto ficou em segundo lugar mesmo vencendo mais provas.Mas porque toco neste tema de vice ou segundo em alguma competição?
Todos nós lembramos de um dos maiores feitos da humanidade que foi a chegada do homem à lua ocorrido a quarenta anos em 20 de julho de 1969. Sabemos até mesmo a tripulação da Apollo 11, composta por Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins. Lembramos também da famosa frase proferida por Neil Armstrong “Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade”.Mas alguém se lembra de quando e qual a tripulação da Apollo 12, segunda missão a pousar na lua? É pedir demais, não é mesmo?Pois bem, em 19 de novembro de 1969, exatamente quarenta anos atrás, às 20:58:24 UTC, o Módulo Lunar Intrepid pousava na lua levando a bordo o comandante da missão Charles 'Pete' Conrad e Alan Bean, piloto do módulo lunar. Orbitando a lua ficou Richard Gordon, piloto do Módulo de Comando Yankee Clipper.A frase “histórica de Pete Conrad, foi um pouco diferente. Ele disse: “Este pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas para mim que sou baixinho é enorme! Yuuupiiii!!”A Apollo 12 foi a segunda missão do Programa Apollo a pousar na superfície da Lua e a primeira a fazer um pouso de precisão num ponto pré-determinado do satélite, a fim de resgatar partes de uma sonda não tripulada enviada dois anos antes, a Surveyor 3, e trazer partes dela de volta à Terra, para estudos do efeito da permanência lunar sobre o material empregado no artefato.Este foi mais um grande feito da humanidade, capitaneado pela NASA, a agência espacial norte-americana.
Como disse, o mérito de ser o primeiro é inegável, mas ser o segundo, terceiro, ou estar entre os primeiros é igualmente importante e tem seu valor.Se fosse fácil qualquer um de nós conseguiria chegar lá, mas este não é o caso.Como diz a frase histórica atribuída ao Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, "O importante não é ganhar, mas competir".
Ricardo Orlandini - Blogueiro, Jornalista, Radialista

Nenhum comentário: