segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O PMDB E O RECADO DAS URNAS

Caros Companheiros (as),

Não é hora de encotrar culpados para os resultados eleitorais que obtivemos no pleito de 2010, mas é sim, a partir de agora, hora de nos fazermos ouvir numa análise séria e criteriosa do que aconteceu e vem acontecendo no PMDB na minha cidade que é Porto Alegre, e no nosso Rio Grande do Sul.

O PMDB está tomado por um mar de individualidades, onde a coletividade e o sentido de partido político foram esquecidos, onde cada um luta por si e esquece dos outros, vivemos a ilusão e a sombra de sermos um grande partido depois da reeleição de Fogaça em Porto Alegre, e agora tomamos um choque de realidade. Nosso partido encolheu, fez menos votos de legenda até que o PSDB na Capital.

Não é mais possível fazer a política do cada um por si, o partido não pensa, não tem lado nem opinião formada sobre nada, não pensa temas importantes, só debate da porta pra dentro sobre o futuro do PMDB, só faz política para o PMDB e esqueceu das pessoas, durante anos fui discriminado por dizer isso em alto e bom som, talvez porque já entendesse o rumo que as coisas estavam tomando.

Hoje como vice-presidente da Juventude do PMDB no Estado não posso me furtar de dar essa opinião, enquanto não tivermos um PMDB com lado, formos o PMDB do muro, o PMDB onde cada um tem um lado e sempre está tudo certo, enquanto aceitarmos caroneiros oportunistas, que entram e saem no partido quando querem, será assim, é hora de começar do zero, reaprender a fazer política.

A política está mudando e o PMDB envelhecendo, não é demérito ter experiência e idade, pelo contrário é patrimônio, é história, mas o povo quer ter seus anseios atendidos e o PMDB tem q aprender a governar deixando marcas, a falar, fazer e pensar política com identidade e cara, do PMDB, não dá mais para ser a cara do Daniel, a cara do fulano ou do beltrano, precisamos ter a cara do PMDB, vamos tomar lado, somos a favor de pedágios? Somos a favor da proibição das queimadas de campo? Somos a favor da substituição da Lavoura do Fumo? O que pensamos para diminuir a violência no trânsito e o crack? O que fazer para melhorar a mobilidade urbana e o transporte coletivo no dia-a-dia das pessoas? Alguém sabe nossa opinião?

Então após responder essas perguntas é hora de superarmos juntos qualquer vaidade pessoal entre grupos e lideranças políticas, ou damos as mãos e reconstruimos o PMDB ou estaremos fora da história, fora da vida das pessoas, e não teremos a chance de dar nossas contribuições para nossa cidade, nosso Estado e nosso País.

Um grande e cordial abraço,

Daniel Kieling
Vice-Presidente da Juventude do PMDB/RS

Um comentário:

Adilson Di disse...

Dani, seja bem vindo ao mundo dos insatisfeitos com o personalismo do pmdb.
Nossos companheiros quando saem de nosso partido para outro qualquer, ligeirinho assumem cargos de liderança, veja o Cassio Trogildo no PTB, o André Costa no PCdoB, o próprio Sandro Nunes no DEM, e mais uma série de outros jovens idealistas que perdem suas esperanças devido a longevidade eterna de seus líderes.
Precisamos revitalizar as lideranças, e você como vice-presidente da juventude é a fagulha de esperança para um futuro melhor.
Enfrentei esta mesma situação no passado, quando estavamos criando a juventude do PMDB em Porto Alegre, e isso que nem tinhamos cargos na prefeitura, camara de vereadores ou qualquer outro lugar, e mesmo assim arregaçamos as mangas e fizemos uma oposição ferrenha ao governo do PT, culminando na derrocada deles frente aos 12 anos na prefeitura e os quatro anos no governo do estado.
Sou crítico ferrenho da juventude estar atrelada a cargos em gabinetes, pois assim perdem a capacidade de se indignar frente a escravatura do capital que comanda seus atos e mentes.
Você tem experiencia de sobra para começar novamente o trabalho formiguinha de conquistar novos jovens para o movmento estudantil e outros tantos, e acredito que se você começar a mudar o que ai está, muitos outro virão contigo, mas cuidado, pois o fantasma do Personalismo está erraigado dentro de todos órgãos partidários, principalmente dentro da juventude.
Use o cargo conquistado para exercer a liderança a ele incumbida, e vamos a luta para recuperar a prefeitura e as bandeiras históricas de nosso partido. Boa luta. Paz e Bem.