terça-feira, 23 de novembro de 2010

Controlar a velocidade ou ensinar a dirigir – A opção errada do Governo Brasileiro

No Brasil, aqueles que atuam na representação política dos anseios e vontades da população, vivem uma crise de descrédito sem precedentes, muito por corrupção é verdade, mas eu diria que os principais fatores que influenciam o descrédito são a covardia e o despreparo intelectual dos nossos governantes e parlamentares.

Vivemos no trânsito brasileiro uma verdadeira guerra civil, mortes e mais mortes se empilham nas estatísticas, e o governo atribui tudo a velocidade e embriaguez ao volante. Quando observando as características dos acidentes em uma grande maioria, podemos observar que o acidentado não sabia dirigir, no máximo conduzia o veículo.

Os testes para habilitação em veículo automotor no Brasil são uma piada de mau-gosto, o sujeito é proibido pela auto-escola e pela prova do DETRAN de ultrapassar os 40KM/H, vamos combinar quem é que aprende a dirigir numa velocidade dessas? E mais quem aprende a reagir numa situação de emergência, na estrada a 80 ou 100 KM/H, sem nunca ter sido orientado para isso?

Eu não sou desses políticos covardes com dificuldades intelectuais, eu defendo uma mudança imediata na habilitação brasileira para dificultar o acesso, defender o direito de todos de dirigir é o mesmo que defender que todos tenham uma arma de fogo e a portem livremente, acho que um grande recadastramento nacional fazendo provas que não cobrem se o sujeito sabe estacionar, eu quero saber é se o motorista sabe fazer uma frenagem de emergência a 120km/h! Isso seria muito mais justo, com aqueles que sabem dirigir, tiraria imprudentes e incapazes das ruas, e não se fariam necessários pardais arrecadadores, predatórios, tranca-ruas, e que não são a solução para violência no trânsito!

Portanto não sou desses políticos medrosos, defendo sim que quem não sabe dirigir não pode ter habilitação para isso, que os limites de velocidade devem ser maiores dos que os atuais, o que precisamos é preparar os condutores para isso, é uma mudança de postura do Governo que acha que carro deve ser vendido como fogão, e uma mudança de postura exige coragem, coisa que político no Brasil não costuma ter!

*Daniel Kieling

Vice-Presidente da Juventude do PMDB/RS

Nenhum comentário: