quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Notícias do ZH Lindóia de hoje, Associação de Moradores trabalhando muito!

Novidades nas praças e lotações do bairro conseguidas pela AMAL são destaque no ZH Lindóia de 06 de Novembro de 2008.



A pedido de associação de moradores, linha passará a se chamar Guerino/Lindóia, mas trajeto não se altera Em breve, haverá tinta fresca nas laterais dos lotações Volta do Guerino. Ao lado da referência histórica, a palavra Lindóia deverá ser acrescentada nos veículos da 50.6 Volta do Guerino/Benjamin Constant e da 50.61 Volta do Guerino/Auxiliadora, com o objetivo de melhor orientar quem quer chegar ao bairro.


No final de outubro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou a mudança de nome. Os percursos permanecerão os mesmos, sob o nome Guerino/Lindóia.Para Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lindóia (Amal), autora do pedido ao órgão, a antiga denominação, com mais de 10 anos, não condiz com o trajeto atual e atrapalha quem precisa ir à região e não a conhece. A Volta do Guerino – área onde se situa o supermercado Carrefour Passo D’Areia, no número 2.343 da Avenida Plínio Brasil Milano, batizada no passado devido aos estabelecimentos de Guerino Barbieri (leia mais no quadro ao lado) – era o ponto onde a linha terminava originalmente. Hoje, os veículos apenas passam pelo local, e o roteiro se encerra na Avenida Pastor Ernesto Schlieper, no Parque São Sebastião, desde março, quando saiu da Rua Rodolfo Simch, no Lindóia.No começo de 2008, a Amal entrou com pedido de substituição na EPTC, encaminhado após o final do processo de mudança do trajeto.– Além de duas grandes avenidas, a linha atende preferencialmente os bairros Jardim Lindóia e Parque São Sebastião.

Quem não está acostumado com a região não sabe vir para o bairro quando precisa – argumenta o presidente da Amal, Daniel Kieling, que ficou sabendo da decisão do órgão por meio da reportagem do ZH Lindóia e aprova a junção dos dois nomes.Entre os permissionários dos veículos, as opiniões se dividiam, mas a maioria concordou com a adaptação. Segundo o diretor de transportes da EPTC, Fernando Dutra Michel, em 30 de outubro, foi encaminhada a autorização para a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL). Desde então, os permissionários têm um prazo – não informado pela EPTC – para adaptar os veículos. Assim como hoje, os passageiros deverão observar no letreiro luminoso frontal qual o trajeto feito pelo veículo (via Benjamin Constant ou Auxiliadora).

Ponaim ganha plano de adoção





- Texto enviado por Ana Maria Schuch, diretora da escola infantil Recanto da Criança

“Falta manutenção e cuidados com a nossa tão querida Praça Ponaim. Nossa escola colocou lixeiras com tampa no ano passado. Até uma das lixeiras foi arrancada pelos vândalos. Que tristeza, nossas crianças, que aprendem tanto sobre preservação do meio ambiente, terem na saída ou na chegada da escola a pior aula: a de realidade. No dia 29 de outubro, foi realizada uma importante reunião na praça. Compareceram Angélica Leal Richardt, coordenadora da Assessoria Comunitária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o senhor Nauri, responsável pela limpeza das praças na Zona Norte, Daniel Kieling, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Lindóia, empresários da Rua Costa Rica e pais de alunos da escola Recanto da Criança. Foram traçadas metas: calendário de manutenção periódica, pintura e restauração dos brinquedos e bancos, contato com o Sicredi para adoção da praça. Acreditamos que seja possível obter apoio dos órgãos responsáveis pela manutenção e embelezamento de nossa praça. Vamos lutar e acreditar!”


Associação projeta reformas para a Torben

Para melhorar a estrutura da Praça Torben de Alencastro Friedrich, os moradores do Jardim Lindóia solicitaram que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) coloque em prática um projeto de reurbanização e revitalização da área. O projeto foi estruturado em 1998. No entanto, a Associação dos Moradores e Amigos do Lindóia pede algumas mudanças.Uma delas é colocar uma grade, ou cerca, em volta do playground.
O objetivo é proteger as crianças de cães, gatos e até de bicicletas, que podem causar acidentes.Alguns pedidos não devem ser atendidos, como é o caso de um bebedouro e um quiosque. De acordo com a Smam, esses dois itens atrairiam moradores de rua. Além disso, um bebedouro mal usado, por exemplo, pode ser contaminado e comprometer a saúde das crianças.– Outros pontos do pedido são bem possíveis. É o caso da pista de caminhada, a colocação de mais bancos e a inclusão de um espaço para ginástica e alongamento – explica arquiteta da Smam, Ana Maria Germani.Antes de definir o que será feito, Ana precisa ter em mãos um levantamento planialtimétrico, que vai mostrar com detalhes como é a praça e a localização das árvores.– Os projetos de reurbanização anteriores estão bem defasados, terão de ser refeitos – diz.Para começar a aproveitar mais o espaço, os moradores também terão de vencer outro desafio: não há dinheiro no orçamento do município para a reforma da praça.

Mas o presidente da associação dos moradores, Daniel Kieling, já vislumbra uma solução: compensação ambiental.– Ao lado da praça, há um terreno onde deve sair um grande empreendimento. Já entramos em contato com a construtora que acenou com a possibilidade, não apenas de compensar na praça, mas de adotar o espaço. Se não der certo ali, ou se o empreendimento não sair do papel, outra empresa manifestou o interesse. Mas não há previsão de quando teremos a decisão – adianta Kieling.


O que poderá ser feito:

Mudança no local da quadra poliesportiva, prevista no projeto de 1988 para o centro da praça, onde hoje é o playground.
A não execução do campo de futebol, preservando o espaço como gramado.
Controle de número de árvores, para não criar muitas áreas de sombra e umidade.
Cerca de proteção da área de playground, protegendo as crianças, por exemplo, contra cachorros.
Pista de caminhada com marcação de metragem. Também haverá caminhos por dentro da área.
Postes de luz de concreto, para evitar a deterioração das bases por ferrugem. (A Smam encaminhará ao Divisão de Iluminação Pública da Smov).
Sinalização educativa, em especial para retirada dos dejetos caninos.
Inclusão de barras de ginástica e alongamento.
Colocação de mais bancos, para a criação de mais pontos de convivência.

Nenhum comentário: