quarta-feira, 1 de abril de 2009

Correio do Povo: Brinquedos estragados preocupam

Preocupados com a situação dos brinquedos em praças de Porto Alegre, moradores se mobilizam para solicitar reparos. Pais têm receio de que uma tragédia, como a morte de uma criança devido ao defeito em um balanço, em Joinville, Santa Catarina, se repita na Capital. O estado dos brinquedos de um dos locais mais procurados no bairro Lindoia, a praça Libanesa, chama a atenção de moradores. Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Lindóia, Daniel Kieling, vários pais alertaram que os balanços estão com peças de metais enferrujadas.

Nos finais de semana, cerca de 800 pessoas utilizam a praça, sendo a grande maioria crianças. ’Não podemos deixar que uma tragédia aconteça’, afirmou ele. De acordo com Kieling, a praça Libanesa é uma referência da comunidade, tendo sido construída quando o bairro começou a ser formado, na década de 50. Ele lembrou que a praça foi adotada em 2005 por um clube do bairro, no entanto os reparos não têm sido suficientes.

É responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) monitorar e fiscalizar a situação de praças e parques da cidade. O secretário Professor Garcia explicou que Porto Alegre tem 595 praças, 80 adotadas por empresas responsáveis pelas melhorias. ’A população pode se orgulhar de ter vários locais de lazer. Porém, diante das dificuldades financeiras, não é possível realizar todas as melhorias de uma vez só’, ressaltou o secretário. Mesmo as praças adotadas são vistoriadas com frequência por agentes da Smam.
Em relação à praça Libanesa, ele afirmou que será feita uma verificação da situação do local. Garcia destacou que a Smam tem um departamento específico para monitorar e realizar as manutenções nas praças.

Nenhum comentário: