quinta-feira, 23 de abril de 2009

ZH Lindóia: "Cheiro ruim na Assunção"

“É uma pena que não fui contatado sobre essa matéria (publicada em ZH Lindoia de 26 de março), pois não só conheço os motivos do cheiro, como a Associação dos Moradores e Amigos do Lindoia (Amal) já várias vezes tentou agir e, em algumas oportunidades, até conseguiu reverter essa questão. Vale lembrar que eu também sou morador da Rua Assunção. O que acontece, não só na Rua Assunção, mas em todo o bairro, é o seguinte: ao final do dia, os 'proprietários' de um lixão irregular localizado nos fundos da Vila Nazaré colocam fogo no lixo. Os resíduos de todo esse lixo coletado, misturado a carcaças de carros, óleo, animais etc, gera uma fumaça sobre a vila e a Avenida Sertório, o que afeta grande parte do bairro.

Devido a inúmeras reclamações, a Amal, há quase dois anos, foi ao DMLU, que realizou ação e fechou esse lixão. Porém, após alguns meses, ele já estava operando novamente. A única maneira de acabar com esse cheiro é coibir as ações do dito lixão. O resto que possam dizer é lenda ou invenção.”

Daniel Kieling, morador da Assunção e presidente da Amal


Entenda o caso
Na edição de 26 de março, o ZH Lindoia publicou um e-mail da leitora Marcia Rosane Mog, moradora da Rua Assunção, que se queixava sobre um cheiro ruim no local, especialmente à noite. A reportagem entrou em contato com órgãos como Departamento de Esgotos Pluviais, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Departamento Municipal de Água e Esgotos e Companhia Riograndense de Saneamento, mas não houve consenso sobre a causa do problema.
Contraponto
O que diz Cláudio Roberto Soares, coordenador do Setor de Fiscalização do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU)
Enviaremos um fiscal ao terreno na Vila Nazaré, onde têm ocorrido incêndios. De posse do levantamento, planejaremos uma ação fiscal no imóvel, da qual devem participar outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Responsáveis por descarregar resíduos serão multados, bem como o proprietário, que deverá fechar e limpar a área.

Nenhum comentário: