quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quem foi o segundo? - Por Ricardo Orlandini

Você se lembra quem foi o vice-campeão da Copa do Mundo de futebol de 1998?E o vice-campeão da Temporada de Fórmula 1 de 1989?É difícil lembrar, não é mesmo???
A Copa do Mundo de 1998 foi, pela segunda vez na história do torneio, realizada na França e teve como campeão, a anfitriã. A final causa polêmica até hoje. A Seleção Brasileira entrou em campo apática após a convulsão de Ronaldo (o fenômeno), que mesmo assim foi escalado por Zagallo.
A França bateu o Brasil por 3 a 0, com uma grande atuação de Zidane, que marcou dois gols na decisão. Os franceses garantiram, então, seu primeiro título mundial, após tentativas frustradas das gerações de Fontaine, Kopa e Platini.O Brasil ficou em segundo lugar na competição, da mesma forma que em 1950 quando perdemos um jogo “ganho” para os uruguaios em pleno Maracanã.
No caso da Temporada de Fórmula 1 de 1989, a 40ª realizada pela FIA, o campeão foi o francês Alain Prost, da McLaren, e o vice-campeão foi o brasileiro Ayrton Senna, também da McLaren.Das 16 provas daquele ano, Senna fez a Pole Position em treze provas, Prost só em duas. Senna venceu seis provas, Prost venceu quatro.Mas o piloto francês fez mais pontos que Senna, totalizando 81 pontos, sendo considerados 76 (os 11 melhores resultados). Já Senna obteve 60 pontos, portanto ficou em segundo lugar mesmo vencendo mais provas.Mas porque toco neste tema de vice ou segundo em alguma competição?
Todos nós lembramos de um dos maiores feitos da humanidade que foi a chegada do homem à lua ocorrido a quarenta anos em 20 de julho de 1969. Sabemos até mesmo a tripulação da Apollo 11, composta por Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins. Lembramos também da famosa frase proferida por Neil Armstrong “Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade”.Mas alguém se lembra de quando e qual a tripulação da Apollo 12, segunda missão a pousar na lua? É pedir demais, não é mesmo?Pois bem, em 19 de novembro de 1969, exatamente quarenta anos atrás, às 20:58:24 UTC, o Módulo Lunar Intrepid pousava na lua levando a bordo o comandante da missão Charles 'Pete' Conrad e Alan Bean, piloto do módulo lunar. Orbitando a lua ficou Richard Gordon, piloto do Módulo de Comando Yankee Clipper.A frase “histórica de Pete Conrad, foi um pouco diferente. Ele disse: “Este pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas para mim que sou baixinho é enorme! Yuuupiiii!!”A Apollo 12 foi a segunda missão do Programa Apollo a pousar na superfície da Lua e a primeira a fazer um pouso de precisão num ponto pré-determinado do satélite, a fim de resgatar partes de uma sonda não tripulada enviada dois anos antes, a Surveyor 3, e trazer partes dela de volta à Terra, para estudos do efeito da permanência lunar sobre o material empregado no artefato.Este foi mais um grande feito da humanidade, capitaneado pela NASA, a agência espacial norte-americana.
Como disse, o mérito de ser o primeiro é inegável, mas ser o segundo, terceiro, ou estar entre os primeiros é igualmente importante e tem seu valor.Se fosse fácil qualquer um de nós conseguiria chegar lá, mas este não é o caso.Como diz a frase histórica atribuída ao Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, "O importante não é ganhar, mas competir".
Ricardo Orlandini - Blogueiro, Jornalista, Radialista

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Do ZH.COM - Caso Aerus: idosos protestam no Aeroporto Salgado Filho

Amigos venho apoiando esse grupo, e a imprensa não estava presente na manifestação, graças a nossa ligação aí está a matéria do site zerohora.com


Grupo cobra acordo sobre a situação de aposentados e participantes do fundo de previdência privada


Dezenas de idosos participaram na tarde desta terça-feira de uma manifestação em frente ao guichê da antiga Varig no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O grupo protesta contra a demora para definição de um acordo sobre a situação de aposentados e participantes do fundo de previdência privada Aerus (veja abaixo).


Amanhã deve ser julgada a antecipação de tutela que reconhece a responsabilidade do governo de pagar as pensões, explica o diretor do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Gerson Dias de Oliveira.

— Estamos realizando uma mobilização para chamar a atenção sobre o processo de amanhã. Cerca de 300 aposentados já morreram por falta de dinheiro para remédios. A situação é de extrema preocupação — lamenta Oliveira.

Na semana passada, uma reunião realizada entre representantes do governo e trabalhadores da antiga Varig não conseguiu realizar o acordo entre as partes sobre o Aerus. O balanço preliminar apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU) mostrou que a dívida da Varig com a União supera em R$ 1,2 bilhão o valor devido pelo governo federal à empresa. Essa diferença, segundo a secretária-geral de Contencioso da AGU, Grace Maria Fernandes Mendonça, inviabilizaria um encontro de contas.

A manifestação de hoje chamou a atenção do estudante de Gestão Pública Daniel Kieling, 27 anos, que ligou para o Pelas Ruas. Se você tem alguma notícia, envie uma sugestão por e-mail ( pelasruas@zerohora.com.br) ou pelo telefone: (51) 9981-9891.

O Aerus

- É um fundo de previdência privada que reúne diversas empresas ligadas ao setor de aviação.

- Criado em 1982, o Aerus tem dois planos destinados a ex-funcionários da Varig.

- Os planos foram liquidados por determinação do governo em 2007, e os beneficiários recebem apenas parte dos recursos, que estão sendo distribuídos aos participantes aposentados mensalmente.

ZEROHORA.COM

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Carta de agradecimento a Juventude do PMDB

Caros Companheiros,
Primeiramente gostaria de fazer um agradecimento especial a cada jovem do PMDB, que na sua cidade constrói todos os dias a esperança de um futuro melhor, com base naquilo que nós peemedebistas pensamos e pregamos nas políticas sociais, nas políticas de juventude e primordialmente como agentes de um futuro melhor. Muito obrigado por ter participado de alguma forma da construção da nossa história como juventude do PMDB, por ter participado na nossa 20ª convenção estadual.

Gostaria de fazer um agradecimento especial aos meus companheiros da Juventude do PMDB de Porto Alegre, que sob o comando do presidente Pablo Melo e do Secretário Geral do PMDB de Porto Alegre André Carús, fizeram com que hoje eu inicie uma trajetória ao lado do companheiro Rafael Braga como vice-presidente da Juventude do Partido no nosso Estado.

Tenho certeza que nosso empenho, junto a capacidade de aglutinação do companheiro Rafael Braga vai fazer da juventude do PMDB uma juventude ainda maior, com mais alma e determinação, com vontade de vencer e de ver o PMDB de volta ao Piratini. Ao estar ao lado dos companheiros do interior sentimos a vontade de todos de ver o Prefeito Fogaça, da minha capital candidato a Governador, e por isso como vanguarda do partido, nosso presidente Rafael não exitou e lançou José Fogaça como nosso candidato ao Piratini.

Juntos nos próximos dois anos vamos escrever uma história de vitórias e companheirismo, conte comigo, com nossa presença onde for para apoiar o desenvolvimento da juventude do nosso partido! O PMDB está unido forte para 2010! Vamos juntos! A Luta continua!



Meu grande abraço, espero tua ligação!

Daniel Kieling
Vice-Presidente da Juventude do PMDB/RS
51-84077554