quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Porto Alegre: Uma organização desorganizada




Nossa cidade foi mundialmente conhecida, por ser de certa maneira, uma cidade intelectualizada, com capacidade de contestação e discordância, onde existem endereços como a esquina democrática, onde o povo opina nos rumos da cidade através da participação popular, enfim onde a vida social é muito organizada.

Porém ao longo desses anos esquecemos da organização territorial e urbana de nossa cidade, da conservação asfáltica, das inteligências de transporte coletivo, das ligações viárias entre as regiões da cidade, da ocupação da orla, da revitalização de locais degradados.

Hoje vivemos um caos terrível de mobilidade, nosso sistema de transporte coletivo funciona sem integrar as regiões da cidade, o metrô da Linha 2, ou o Trensurb da Zona Norte ligando a FIERGS ao centro, alimentado pelos ônibus dos bairros e da região metropolitana não passa de promessa eleitoreira, caminhões circulam desregradamente pela cidade, bem como carroças, e motoqueiros loucos que nunca são vistos pelos agentes de fiscalização.

Acredito que precisamos fazer um esforço concentrado na organização urbana da nossa cidade, os agentes políticos, em sua maioria não parecem andar no trânsito, pegar ônibus, ou perder horários e compromissos devido as dificuldades da cidade, eu vivo isso, e foco minha participação na sociedade muito nesse tema, este problema a resolver é de todos, precisamos reorganizar uma cidade organizada!

*Daniel Kieling
Presidente da AMAL (Associação dos Moradores e Amigos do Lindóia)

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Eu só insisto em morar em PoA por ser a cidade onde eu nasci, mas ando meio chateado com os rumos que a cidade vem tomando. Se continuar a bagunça vai ser bem mais difícil recuperar o tempo perdido depois.