quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Renovar o quê? Como? E Pra quê?

Caros companheiros,

O Diretório Estadual do PMDB enfrentará no Domingo um processo de rediscussão do seu papel como partido político, como instrumento de transformação, e sobretudo como meio de interlocução entre o poder público e a sociedade civil.

Vejo erroneamente a pregação de que para renovar o partido, seus movimentos é preciso atrair gente nova, buscar mais pessoas, filiar novas lideranças ao partido, mas vou me permitir discordar veementemente dessas teses.

O que é um partido? Não é uma agremiação de pessoas que disputa espaços de interlocução da sociedade? Bom na minha opinião é o que deveria ser, acontece que o PMDB descaracterizou-se ao longo dos anos, com a perda de uma identidade coletiva, fechando-se em apoiadores e feudos de seus líderes, o que o torna um partido sem cara e extremamente individualista. Insisto no que digo a meses que o PMDB do Rio Grande do Sul está incapaz de discutir temas que estejam de sua porta para fora, ninguém se preocupa como o PMDB com organização interna, mas o que realmente faz com que as pessoas se identifiquem com um partido político, há muito tempo não é mais sua história e sim seu presente e o que ele propõe para o futuro.

O PMDB deixou de ser um partido com capacidade de interlocução, pois ninguém se dedica a conquista de espaços como Associações, DCEs, Sindicatos, etc...este tipo de líder não se cria por decreto, nasce por incentivo, e por acreditar numa postura partidária, que não temos!

Acredito que a chapa vencedora tem como desafio dar exemplo fazendo com que seus dirigentes e membros da executiva se envolvam pessoalmente na resolução de problemas partidários e na busca da definição da identidade, que mais do que buscar novos filiados, motivem o imenso PMDB que já existe para ocupação de espaços na sociedade, ninguém disputa uma eleição dessas de Associações, etc... por que acha bonito, é para ocupar espaço e o PMDB tem que mais do que preparar, dar incentivo e condições para que seus militantes ocupem esses espaços na sociedade, pois eles passarão de militantes a líderes.

Portanto temos grandes desafios, espero é ver disposição nos líderes do partido, pois eles não sabem tudo, a política e a dinâmica da vida das pessoas mudou, o mundo pós super Internet, mudou muito, o PMDB ficou velho e parou no tempo, junto com a imensa maioria dos seus líderes. Espero que a convenção marque um novo tempo e contem comigo para fazer o que puder para ajudar.

Saudações peemedebistas!

Daniel Kieling

Vice-Presidente da Juventude do PMDB/RS

Nenhum comentário: