terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A EPTC, SUA INCOMPETÊNCIA E A OPÇÃO PELO CONGESTIONAMENTO


Cidades são organismos extremamente complexos para serem gerenciados, além, e muito além de questões técnicas que se aprendem na academia, das mais competentes salas de aula, estão as questões humanas, que nos obrigam a fazer opções, e o sofrimento que esta bagunça impõe a todos nós, é que o Poder Público, que é obtido através do poder político pelo voto, é um refém covarde e incompetente das minorias organizadas, e por vezes simplesmente das minorias.

 A EPTC, empresa pública que gerencia o trânsito na Capital Gaúcha, faz claramente uma opção a favor dos congestionamentos e tranqueiras, como forma irresponsável de ludibriar o cidadão, apresentando estatísticas que me fazem crer que a Prefeitura de Porto Alegre, dúvida da inteligência do cidadão Porto-Alegrense.

É óbvio que a instalação de radares fixos, diminui a mortalidade no trânsito, afinal é difícil morrer num choque entre dois veículos a 30 Km/h! Então o gestor tem a brilhante idéia de reduzir a velocidade nas principais vias da cidade, e as mortes diminuem, pois pouquíssimas foram causadas por excesso de velocidade, a maioria são atropelamentos, e isto a estatística habilidosamente mascára. Acontece que o motorista porto-alegrense é muito ruim e mau-educado, sim é verdade, mas como agüentar avenidas como a Sertório com um limite de apenas 60 km/h e ainda trancada por caminhões.

90% dos motoristas dirige entre 10 e 20km/h mais lentos que o limite, limitar avenidas em 60 km/h na prática representa congestionamento de pessoas andando a 40km/h em vias largas, limitar em 40km/h significa trancar a rua com motoristas a 20km/h.

Esta opção pela tranqueira, é tomada pela clara incompetência, falta de capacidade de gestão, ousadia e tudo mais por parte da EPTC, que arrecada por dia 73 mil reais em multas na cidade de Porto Alegre, e não é capaz de retornar em nada para a sociedade, o medo de não conseguir controlar o número de acidentes e mortes, por incompetência de gestão, faz da EPTC há anos a mais vergonhosa empresa pública da prefeitura de Porto Alegre. Com ousadia e aplicando esses 73 mil por dia, em educação para os motoristas, construção de um campo de provas, convênio com entidades para dar cursos de direção defensiva, muita coisa inteligente poderia ser feita com o dinheiro das multas, mas infelizmente esse dinheiro some nos escaninhos pelo Brasil afora.

*Daniel Kieling
Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lindóia

Nenhum comentário: