quarta-feira, 16 de março de 2011

Metrô de verdade???

Metrô  de verdade???

Porto Alegre, espera há muito tempo, pela qualificação de seu transporte coletivo e pelo tão sonhado metrô, nós que brigamos arduamente para a que a Linha 02 entendesse que sua viabilidade econômica passava por instalar seu traçado pela Assis Brasil, aqui na zona norte, pois um milhão de passageiros por dia circulam por aqui, entre passageiros metropolitanos e porto-alegrenses.

Agora, ao ouvir especulações sobre o projeto do Metrô para Porto Alegre fiquei muito preocupado, afinal eu esperava ter notícias de um metrô de primeiro mundo, construído para a Copa do Mundo, feito de forma ambiental e urbanisticamente correta, com uma construção subterrânea e  integrada com a cidade.

Eis que escuto questionamentos sobre o projeto, e até sou interpelado pelos moradores que aqui estão, sobre a notícia que se espalha pela Zona Norte de que o metrô seria de superfície, o que terminaria com qualquer capacidade de integração entre os dois lados da Av. Assis Brasil, obrigando a construção de passagens de automóveis e passarelas para pedestres, o que significa repetir um erro do passado, que o Rio Grande já cometeu quando separou a cidade de Canoas em duas.

Portanto, o que espero do Governo Federal e da prefeitura de Porto Alegre é que não executem o projeto mais fácil, e sim o projeto mais correto e que não agrida a cidade e seus moradores, que a vontade de políticos de cortar faixas e inaugurar obras, não passem por cima, do interesse da coletividade da cidade.

*Daniel Kieling
Presidente da AMAL

Um comentário:

Daniel Serafim disse...

Bela colocação sobre o cuidado para não se dividir a cidade como aconteceu em Canoas.

Parabéns pelo post.