sexta-feira, 28 de novembro de 2008
AMAL vai a Câmara de vereadores pedir restrição do horário de Caminhões
PARTICIPE: REUNIÃO PARA TRATAR DA RESTRIÇÃO DE HORÁRIOS PARA O TRÂNSITO DE CAMINHÕES NAS AV. SERTÓRIO, ASSIS BRASIL E FARRAPOS.
QUANDO: TERÇA 02 DE DEZEMBRO
HORA: 14 e 30h
ONDE: CÂMARA DE VEREADORES (Av. Loureiro da Silva, 255), SALA DAS COMISSÕES
Reunião dos Moradores traça novas ações
Encaminhamentos:
Obras na Walter Só Jobim
- Definidos os moradores que fiscalizarão o andamento da obra: Jorge Vagner e Jurandir Oliveira; que irão compor a Comissão de Acompanhamento de obras.
- Será encaminhado um ofício ao DEP oficializando nomeações;
Praça Torben Friederich
- Será encaminhado ofício para a Secretaria de Governança Local, solicitando a parceria da UFRGS para realizar o levantamento altimétrico da praça;
Reunião na Câmara de Vereadores dia 02/12
- Na pauta: será discutida a regularização do trânsito de caminhões em horários de pico na Av. Sertório; Farrapos e Assis Brasil
Reunião com a ONG de Lisette Feijó, a ONG Alerta
- A definir data; para estabelecer parceria e sinalizar as "armadilhas do trânsito" na zona norte, colocando placas indicativas dos locais mais perigosos do trânsito.
Reunião com o Sicredi, no dia 04/12
- Convidar a Direção da Unidade Lindóia (O Sr. Morgan Mello) para participar da Confraternização do dia 11/12
Confraternização de Final de ano dia 11 de dezembro, as 19:30h no Restaurante Pimenta na Praça.
O Presidente da Associação, Daniel Kieling definiu como muito boa a reunião, e ressalta que a entidade conseguiu viabilizar cerca de 2,2 milhões de reais de investimentos da Prefeitura no bairro, só nas obras do DMAE substituindo a rede de água e do DEP na Walter Só Jobim. Ainda foi refeita a sinalização de trânsito em vários pontos do bairro, inúmeras trocas de lâmpadas, um acerto com o DMLU para manter a capina e a limpeza do bairro, a mudança no itinerário e no nome das lotações, o que vêm trazendo cada vez mais credibilidade as ações da Associação.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Também na Zero Hora de hoje: Obras no Lindóia
Deu na Zero Hora de Hoje: Lotação ganhará nome de bairro
No fim de outubro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou a mudança de nome. Os percursos permanecerão os mesmos, sob o nome Guerino/Lindóia. Para Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lindóia (Amal), autora do pedido ao órgão, a antiga denominação não condiz com o trajeto e atrapalha quem quer ir à região.
A Volta do Guerino – área onde se situa o supermercado Carrefour Passo D’Areia, na Avenida Plínio Brasil Milano – foi batizada no passado devido aos estabelecimentos de Guerino Barbieri. A região era o ponto onde a linha terminava originalmente. Hoje, os lotações apenas passam pelo local, e o roteiro se encerra na Avenida Pastor Ernesto Schlieper, no Parque São Sebastião, desde março, quando saiu da Rua Rodolfo Simch, no Lindóia.
A autorização foi encaminhada, em outubro, para a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), mas as mudanças ainda não foram feitas. O que está faltando é a concordância da maioria dos permissionários de lotação. Quando eles autorizarem, a adaptação dos veículos será iniciada. Passageiros deverão observar no letreiro luminoso frontal o trajeto do veículo.
domingo, 23 de novembro de 2008
Um momento de Descontração
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
DMAE começa obra solicitada pela AMAL em 08 de janeiro de 2008

O DMAE inicou esta semana, a obra de substituição das redes de água potável do bairro Jardim Lindóia, atendendo a uma reinivindicação antiga da AMAL, para o Presidente da Entidade Daniel Kieling "as obras do DEP e do DMAE, as alterações de itinerários e nomenclaturas das lotações, entre tantas outras conquistas, demonstram a força e principalmente a credibilidade da AMAL". Ainda reitera que as reuniões abertas e o fato de não cobrar absolutamente nada de nenhum morador aumentam ainda mais a credibilidade daqueles que só trabalham para ajudar o bairro.
------------------------------ Aqui e-mail de resposta do DMAE
DEP inicia obra na Rua Walter Só Jobim
A mobilização dos moradores foi definitiva para o processo andar, a AMAL, Associação dos Moradores e Amigos do Lindóia, que não abandou o processo conseguiu viabilizar o verba no orçamento, acompanhou a licitação e a contratação da empresa "tivemos pulso firme e capacidade de agir em parceria com os agentes da prefeitura, e isso foi essencial para garantirmos a execução desta obra" afirma o Presidente da AMAL, Daniel Kieling.
A execução da nova rede será realizada por dentro dos terrenos e substituirá a rede existente que está rompida em vários trechos. O DEP fará inspeção em cada casa individualmente para minimizar o impacto que a obra trará aos proprietários da Rua Walter Só Jobim. O serviço tem prazo estimado de quatro meses para execução.
Com essa obra, o esgoto misto deixará de escoar para as residências dos moradores da Rua Assunção que sofrem com estes problemas há mais de 20 anos.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Deu no Correio do Povo de hoje : Situação é preocupante nas ruas de Porto Alegre
Em dias de chuva, o quadro se agrava. Na avenida A. J. Renner, por exemplo, quando cessam os efeitos do alagamento, ficam à mostra enormes fendas na pavimentação, principalmente no trecho entre as avenidas Ernesto Neugebauer e José Aloísio Filho. O acúmulo de água sobre a pista também é freqüente em pontos das avenidas Aparício Borges, Bento Gonçalves, Assis Brasil, Loureiro da Silva, Farrapos, Sertório, Independência, Beira-Rio e Baltazar de Oliveira Garcia.
Na semana passada, o presidente da Associação dos Moradores do Lindóia, Daniel Kieling, protocolou pedido de audiência na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal, para solicitar ao Legislativo o bloqueio do tráfego de caminhões nas avenidas Farrapos e Sertório em horários de pico. "É inadmissível que esses veículos de grande porte continuem a provocar engarrafamentos", frisou.
Outro problema apontado por Kieling envolve os corredores da Assis Brasil e da Sertório, onde os ônibus disputam espaço com automóveis, afetando a fluidez do tráfego. "Na Sertório, construíram um elefante branco por onde raramente cruza um ônibus." Ele também enviou pedido de providências ao prefeito José Fogaça na tentativa de ver solucionado um ponto de acúmulo de água na esquina das ruas Irmão Augusto e Pedro Lessa.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
AMAL apresenta requerimento de audiência para proibir trafego de Caminhões
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Notícias do ZH Lindóia de hoje, Associação de Moradores trabalhando muito!
A pedido de associação de moradores, linha passará a se chamar Guerino/Lindóia, mas trajeto não se altera

No final de outubro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autorizou a mudança de nome. Os percursos permanecerão os mesmos, sob o nome Guerino/Lindóia.Para Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lindóia (Amal), autora do pedido ao órgão, a antiga denominação, com mais de 10 anos, não condiz com o trajeto atual e atrapalha quem precisa ir à região e não a conhece. A Volta do Guerino – área onde se situa o supermercado Carrefour Passo D’Areia, no número 2.343 da Avenida Plínio Brasil Milano, batizada no passado devido aos estabelecimentos de Guerino Barbieri (leia mais no quadro ao lado) – era o ponto onde a linha terminava originalmente. Hoje, os veículos apenas passam pelo local, e o roteiro se encerra na Avenida Pastor Ernesto Schlieper, no Parque São Sebastião, desde março, quando saiu da Rua Rodolfo Simch, no Lindóia.No começo de 2008, a Amal entrou com pedido de substituição na EPTC, encaminhado após o final do processo de mudança do trajeto.– Além de duas grandes avenidas, a linha atende preferencialmente os bairros Jardim Lindóia e Parque São Sebastião.
Quem não está acostumado com a região não sabe vir para o bairro quando precisa – argumenta o presidente da Amal, Daniel Kieling, que ficou sabendo da decisão do órgão por meio da reportagem do ZH Lindóia e aprova a junção dos dois nomes.Entre os permissionários dos veículos, as opiniões se dividiam, mas a maioria concordou com a adaptação. Segundo o diretor de transportes da EPTC, Fernando Dutra Michel, em 30 de outubro, foi encaminhada a autorização para a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL). Desde então, os permissionários têm um prazo – não informado pela EPTC – para adaptar os veículos. Assim como hoje, os passageiros deverão observar no letreiro luminoso frontal qual o trajeto feito pelo veículo (via Benjamin Constant ou Auxiliadora).
Ponaim ganha plano de adoção

- Texto enviado por Ana Maria Schuch, diretora da escola infantil Recanto da Criança
Associação projeta reformas para a Torben

Para melhorar a estrutura da Praça Torben de Alencastro Friedrich, os moradores do Jardim Lindóia solicitaram que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) coloque em prática um projeto de reurbanização e revitalização da área. O projeto foi estruturado em 1998. No entanto, a Associação dos Moradores e Amigos do Lindóia pede algumas mudanças.Uma delas é colocar uma grade, ou cerca, em volta do playground.
O que poderá ser feito:
Mudança no local da quadra poliesportiva, prevista no projeto de 1988 para o centro da praça, onde hoje é o playground.
A não execução do campo de futebol, preservando o espaço como gramado.
Controle de número de árvores, para não criar muitas áreas de sombra e umidade.
Cerca de proteção da área de playground, protegendo as crianças, por exemplo, contra cachorros.
Pista de caminhada com marcação de metragem. Também haverá caminhos por dentro da área.
Postes de luz de concreto, para evitar a deterioração das bases por ferrugem. (A Smam encaminhará ao Divisão de Iluminação Pública da Smov).
Sinalização educativa, em especial para retirada dos dejetos caninos.
Inclusão de barras de ginástica e alongamento.
Colocação de mais bancos, para a criação de mais pontos de convivência.
E o mundo comemora vitória de Barack Obama

Por: John SimpsonAnalista político da BBC News
Os Estados Unidos passaram pela maior transformação em sua postura no mundo deste a eleição de John Fitzgerald Kennedy em novembro de 1960. Este é um país que habitualmente, às vezes de maneira irritante, se considera jovem e vibrante, a inveja do mundo. Com freqüência isto é mero exagero. Mas há momentos em que é a pura verdade.
Com a vitória de Barack Obama, um destes momentos chegou. Os Estados Unidos nunca foram tão impopulares, tão ridicularizados e tão desprezado pelo mundo exterior como nos últimos meses da Presidência de George W. Bush. No outro dia eu perguntei a Madeleine Albright, secretária de Estado no governo do presidente Bill Clinton, se ela conseguia se lembrar de uma outra época em que as pessoas odiavam tanto os Estados Unidos.
Ela disse que nunca, desde que nasceu. "Eu tenho fortes sentimentos por este país - e que país excepcional e surpreendente ele é. Mas, honestamente, eu acho que isto este (ódio) é o mais intenso que já vi."
Preferência mundial
Pesquisas de opinião ao redor do mundo confirmaram a impopularidade dos Estados Unidos. E a chance de que um homem negro jovem, aparentemente agradável e modesto, pudesse se tornar seu presidente, foi recebida de maneira favorável em toda parte.
Há alguns meses, uma pesquisa realizada pelo Serviço Mundial da BBC em 22 países indicou que as pessoas preferiam Barack Obama a John McCain numa proporção de quatro a um. Quase a metade dos entrevistados disse que se o senador Obama fosse eleito, mudaria totalmente sua opinião sobre os Estados Unidos.
Durante oito anos, a palavra que as pessoas usaram repetidamente para qualificar a abordagem da Presidência de George W. Bush vem sendo "arrogância". O tom em Washington parece ser de superioridade, chegando quase a desprezo pelos outros.
Pense nos discursos de homens como Donald Rumsfeld, Paul Wolfowitz ou Paul Bremer. Todos estavam muito preocupados com a ocupação do Iraque, que foi feita em um desafio à opinião da maior parte da comunidade internacional.
Fora dos Estados Unidos, a maioria das pessoas provavelmente concordaria com o julgamento de Madeleine Albright, quando ela disse: "Eu acho que o Iraque vai passar para a história como o maior desastre da política externa americana - pior do que o Vietnã." Na pressa de começar a guerra, em 2003, quando muitos políticos americanos tinham receio de se posicionar contra a multidão, Barack Obama condenou a invasão publicamente e com veemência.
Sem garantia
O fato de que ele foi eleito presidente é sua recompensa por isso. E todos pelo mundo que sentiram que a guerra do Iraque foi um erro vão achar que os Estados Unidos escolheram agora um caminho diferente - um caminho que se afasta de Guantánamo, Abu Ghraib, tortura por afogamento simulado de prisioneiros e coisas do tipo. Os Estados Unidos não são mais a potência que já foram. Sem querer, o presidente Bush demonstrou isso. O país ainda pode liderar, mas não está mais em posição de dar ordens ao resto do mundo.
Claramente, Barack Obama entende isso. Como afro-americano, seu passado não é de privilégio e superioridade. Ele vai estar aberto ao mundo de uma forma que o presidente Bush nunca esteve. E ele vai mostrar mais uma vez os valores do sonho americano. Isto não é garantia de que ele vá ter sucesso como presidente. Jimmy Carter entendeu o domínio mais limitado dos Estados Unidos no mundo pós-Vietnã e se recusou a dar ordens ao mundo. Atualmente a maioria dos americanos considera Carter um fracasso.
Mas o mundo exterior deve estar feliz com a vitória de Obama. E sua opinião sobre os Estados Unidos vai mudar graças a isso.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Deu no Jornal do Comércio de 03/11
A Associação dos Moradores e Amigos do Lindóia (Amal), preocupada com a limpeza do bairro, encaminhou pedido de roça e capina dos canteiros da avenida Panamericana e das ruas do bairro. Segundo o presidente da Amal, Daniel Kieling, a preservação da limpeza das ruas é uma das principais missões da associação. Quem transitou pela avenida Panamericana na sexta-feira, dia 31, viu que o DMLU foi ao local dois dias após o pedido, executando os serviços solicitados pela associação. (Daniel Kieling, presidente da Amal)